MITOS E VERDADES
-------------------------------------------------------------
AQUECIMENTO GLOBAL - MAPA MENTAL
Tecnologia ambiental: como a tecnologia ajuda o planeta?
PESQUISA SOBRE VACINAÇÃO - CARTILHA
clique aqui para baixar a cartilhaPerguntas e respostas sobre a vacinação - clique aqui
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
PRINCÍPIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
---------------------------------------------------------------------------------
TEXTO 3 – FLORESTA AMAZÔNICA
1. Em
relação à Floresta Amazônica, faça o que se pede:
a.
Região onde se localiza.
b.
Tem pouca ou muita biodiversidade?
c.
Como é o clima?
d.
A luminosidade e a temperatura alta
constante favorecem o desenvolvimento de uma vegetação densa. Cite alguns
exemplos dessa vegetação.
e.
Cite alguns exemplos da fauna da Floresta
Amazônica.
f.
Comente sobre o solo desse ecossistema.
TEXTO 4 – MATA ATLÂNTICA
1. Em
relação à Mata Atlântica, comente sobre:
a.
Como é o clima?
b.
Como é o volume de chuvas ao longo do ano?
c.
A vegetação é densa e abriga grande
biodiversidade. Cite alguns exemplos dessa vegetação.
d.
Na Mata Atlântica vivem diversos mamíferos e
aves. Cite alguns exemplos.
e.
Desde o início da colonização do Brasil, a
Mata Atlântica foi o bioma que mais sofreu com a ocupação humana. Explique os
fatores que contribuíram com esse problema.
2. Faça
um breve comentário sobre o texto “Ameaças às Florestas Tropicais”. Nesse
resumo deve aparecer as seguintes palavras: equilíbrio do ambiente; abrigar;
reproduzir; erosão; solo vulnerável; influência no clima; laçam na atmosfera
grandes quantidades de vapor de água; extinção de espécies; desmatamento.
TEXTO 5 – PAMPAS E CERRADO
1. Em
relação aos Pampas, responda:
a.
Onde se localizam?
b.
Como é a vegetação?
c.
Comente sobre o clima.
d.
Cite alguns exemplos de sua fauna.
e.
Qual são as principais atividades
exploratórias dos Pampas.
2. Em
relação ao Cerrado, responda:
a.
Comente sobre sua biodiversidade.
b.
Como é o clima do Cerrado?
c.
Fenômenos naturais, como os raios, atrito
entre rochas e queimadas intencionais provocam incêndios no Cerrado. Pensando
nisso, responda: o fogo no Cerrado é sempre prejudicial?
d.
Quais são as adaptações da vegetação em
relação à seca e ao fogo?
e.
Cite alguns exemplos da fauna desse
ecossistema.
TEXTO 6 – CAATINGA
1. Em
relação à Caatinga, responda:
a.
Qual é a sua localização?
b.
Como é o clima?
c.
Comente sobre as adaptações da vegetação em
relação à escassez da água.
d.
Cite exemplos da vegetação da Caatinga.
e.
Cite exemplos da Fauna da Caatinga.
f.
Por que a maioria dos animais da Caatinga
possuem hábitos noturnos?
g.
Qual é o principal problema que vem
provocando, entre outros problemas, a degradação do solo no Caatinga?
h.
Comente sobre o que é o processo de
desertificação.
TEXTO 7 – PANTANAL
1. Em
relação ao Pantanal, responda:
a.
Qual a sua localização?
b.
Comente sobre o clima desse ecossistema.
c.
Cerca de dois terços do Pantanal ficam
alagados na época das chuvas abundantes, quando os numerosos rios que cortam as
planícies transbordam. Qual é a importância desse evento? O que acontece nos
meses restantes?
d.
Comente sobre a variação na vegetação do
Pantanal.
e.
Nesse bioma há a maior diversidade de aves
do mundo. Cite algumas.
f.
Cite algumas espécies de répteis e peixes
desse ecossistema.
g.
Quais são os problemas que ameaçam esse
bioma?
1º BIMESTRE