7º ANO

MITOS E VERDADES

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

-------------------------------------------------------------

AQUECIMENTO GLOBAL - MAPA MENTAL

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tecnologia ambiental: como a tecnologia ajuda o planeta?



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PESQUISA SOBRE VACINAÇÃO - CARTILHA

clique aqui para baixar a cartilha
Perguntas e respostas sobre a vacinação - clique aqui

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

PRINCÍPIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

---------------------------------------------------------------------------------

JOGOS ECOSSISTEMAS - WORD WALL

JOGO 1 - 


JOGO 2 -


JOGO 3 -



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTUDO DIRIGIDO - ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

TEXTO 3 – FLORESTA AMAZÔNICA

1.       Em relação à Floresta Amazônica, faça o que se pede:

a.       Região onde se localiza.

b.      Tem pouca ou muita biodiversidade?

c.       Como é o clima?

d.      A luminosidade e a temperatura alta constante favorecem o desenvolvimento de uma vegetação densa. Cite alguns exemplos dessa vegetação.

e.       Cite alguns exemplos da fauna da Floresta Amazônica.

f.        Comente sobre o solo desse ecossistema.

 

TEXTO 4 – MATA ATLÂNTICA

1.       Em relação à Mata Atlântica, comente sobre:

a.       Como é o clima?

b.      Como é o volume de chuvas ao longo do ano?

c.       A vegetação é densa e abriga grande biodiversidade. Cite alguns exemplos dessa vegetação.

d.      Na Mata Atlântica vivem diversos mamíferos e aves. Cite alguns exemplos.

e.       Desde o início da colonização do Brasil, a Mata Atlântica foi o bioma que mais sofreu com a ocupação humana. Explique os fatores que contribuíram com esse problema.

2.       Faça um breve comentário sobre o texto “Ameaças às Florestas Tropicais”. Nesse resumo deve aparecer as seguintes palavras: equilíbrio do ambiente; abrigar; reproduzir; erosão; solo vulnerável; influência no clima; laçam na atmosfera grandes quantidades de vapor de água; extinção de espécies; desmatamento.

 

TEXTO 5 – PAMPAS E CERRADO

1.       Em relação aos Pampas, responda:

a.       Onde se localizam?

b.      Como é a vegetação?

c.       Comente sobre o clima.

d.      Cite alguns exemplos de sua fauna.

e.       Qual são as principais atividades exploratórias dos Pampas.

2.       Em relação ao Cerrado, responda:

a.       Comente sobre sua biodiversidade.

b.      Como é o clima do Cerrado?

c.       Fenômenos naturais, como os raios, atrito entre rochas e queimadas intencionais provocam incêndios no Cerrado. Pensando nisso, responda: o fogo no Cerrado é sempre prejudicial?

d.      Quais são as adaptações da vegetação em relação à seca e ao fogo?

e.       Cite alguns exemplos da fauna desse ecossistema.

 

TEXTO 6 – CAATINGA

1.       Em relação à Caatinga, responda:

a.       Qual é a sua localização?

b.      Como é o clima?

c.       Comente sobre as adaptações da vegetação em relação à escassez da água.

d.      Cite exemplos da vegetação da Caatinga.

e.       Cite exemplos da Fauna da Caatinga.

f.        Por que a maioria dos animais da Caatinga possuem hábitos noturnos?

g.       Qual é o principal problema que vem provocando, entre outros problemas, a degradação do solo no Caatinga?

h.      Comente sobre o que é o processo de desertificação.

 

TEXTO 7 – PANTANAL

1.       Em relação ao Pantanal, responda:

a.       Qual a sua localização?

b.      Comente sobre o clima desse ecossistema.

c.       Cerca de dois terços do Pantanal ficam alagados na época das chuvas abundantes, quando os numerosos rios que cortam as planícies transbordam. Qual é a importância desse evento? O que acontece nos meses restantes?

d.      Comente sobre a variação na vegetação do Pantanal.

e.       Nesse bioma há a maior diversidade de aves do mundo. Cite algumas.

f.        Cite algumas espécies de répteis e peixes desse ecossistema.

g.       Quais são os problemas que ameaçam esse bioma?




CIÊNCIAS 2023

PESQUISA: Diferenciar Calor, Temperatura e Sensação Térmica
Clique aqui para fazer a pesquisa
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

V U L C Õ E S


ORIENTAÇÕES:


1. Você deverá clicar no link abaixo e abrir o material de pesquisa sobre os vulcões.
2. Registrar as principais informações sobre os vulcões, como são formados, o que são lavas, entre outras informações relevantes.
3. Copiar e preencher o mapa de conceitos com as palavras corretas.
4. Se der tempo e a critério do professor, você deverá responder as questões: 3A, 4 e 5A e B.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO DA HABILIDADE EF07CI09
Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVALIAÇÃO DE HABILIDADES

HAB: EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde - taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hidrica, atmosférica, entre outros- e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ATIVIDADES DA SEMANA 16 A 19/11 - PROF. DIEGO - PEI JOSÉ GIORGI

ORIENTAÇÃO: Em grupo vocês deverão responder as questões abaixo, pesquisando na internet e após finalizar faremos uma roda de conversa sobre o tema ATMOSFERA - EFEITO ESTUFA - CAMADA DE OZÔNIO. Bora lá?
Qualquer dúvida chame o Professor.












1º BIMESTRE




3º BIMESTRE